#CAMARA#

Comissão de Constituição e Justiça

ATA : Nº 0046
PROCESSO : Projeto de Lei n.º 075/2018
PROPONENTE : Executivo Municipal

"Inclui dispositivo na Lei nº 5.126, de 03 de agosto de 2018 que “Dispõe sobre alterações e dá nova redação ao Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Igrejinha”."

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

 

PARECER N° 148/2018

MATÉRIA: Projeto de Lei nº 075/2018

AUTORIA: Executivo

EMENTA: “Inclui dispositivos na Lei nº 5.126, de 03 de agosto de 2018, que “Dispõe sobre as alterações e dá nova redação ao Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Igrejinha”.

 

O presente Projeto de Lei visa incluir o §5º junto ao art. 85 do Estatuto dos Servidores Municipais, com a finalidade de possibilitar cedência de servidores em estágio probatório.

Primeiramente, tem-se que compete ao Prefeito dispor sobre a alteração do Estatuto dos Servidores, conforme art. 46, inciso I e II da Lei Orgânica de Igrejinha. Neste aspecto a Comissão analisa a questão da iniciativa, que é própria do Executivo.

Assim, o Projeto de Lei encontra-se nesta comissão, em atendimento ao artigo 70, do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, estando, portanto, sob a responsabilidade desta Relatoria, para que seja exarado o parecer sobre a legalidade, constitucionalidade e juridicidade.

Art. 46. São de iniciativa privativa do Prefeito, os projetos de lei que disponham sobre:

I – criação, alteração e extinção de cargo, função pública ou emprego do Poder Executivo e autarquias do Município;

II – criação de novas vantagens de qualquer espécie, aos servidores públicos do Poder Executivo, e aumento de vencimentos.

A proposta em exame se nos afigura revestida da condição legalidade no que concerne à competência segundo a Lei Orgânica do Município de Igrejinha.

Deste modo, após a análise realizada, não foram encontradas quaisquer óbices quanto aos aspectos de competência desta comissão, bem como, quanto à tramitação da proposição.

Considerando, portanto, o atendimento dos fundamentos legais, formais, regimentais e constitucionais, esta Comissão resolve exarar Parecer de forma FAVORÁVEL ao presente Projeto de Lei.

Este é o parecer, salvo melhor juízo.

          Sala de Reuniões, 13 de dezembro de 2018.

Vereador CLÓVIS WERB
Presidente

Vereador NEIMAR LUIZ PARREIRA
Relator

 Vereador CARLINHOS MICHAELSEN

Secretário



Documento publicado digitalmente por DOUGLAS LUIS RHEINHEIMER em 18/12/2018 às 13:06:55. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 51d32e51331826f0a89b0af3703ed05f.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 11653.