Igrejinha, 13 de Fevereiro de 2019.
Moção N.º 100/2019Proponente: Ver. Guto Scherer, Ver. João Batista Lopes dos Santos e Ver. Gilmar Pereira da Silva

Excelentíssimo Senhor
Presidente da Câmara de Igrejinha/RS

Os Vereadores que subscreve requerem que após trâmites regimentais, seja apreciado e deliberado pelos colegas a presente MOÇÃO DE APELO AOS DEPUTADOS FEDERAIS COM ATUAÇÃO NO VALE DO PARANHANA E NAS DEMAIS MUNICÍPIOS E REGIÕES QUE COMPÕEM A 1ª, A 2ª  e a 18ª COORDENADORIAS  REGIONAIS DE SAÚDE DO ESTADO, PARA QUE SEJAM DESTINADAS EMENDAS PARLAMENTARES DA SAÚDE PARA CUSTEIO, DESTINADAS AO HOSPITAL BOM PASTOR DE IGREJINHA.

JUSTIFICATIVA

Nossa proposição parte do princípio da necessidade urgente de ampliação do espaço físico do nosso hospital Bom Pastor de Igrejinha, o qual vem se firmando ano após ano como referência macrorregional em diversas especialidades. Tendo como população atendida 3.186.207 habitantes, da 1ª, 2ª e 18ª Coordenadoria Regional de Saúde. Sendo que em 2018, atendidos pelo SUS, nas referencias de buco maxilofacial, oftalmologia, odontológica deficientes, otorrinolaringologia, dermatologia, urgência clinica e pediátrica, foram 12.212 consultas, 5.492 cirurgias, 726 procedimentos dermatológicos, 39.331 atendimentos de urgência clínica e médica e 13.429 atendimentos de urgência pediátrica.

No entanto, a estrutura física hoje existente já esgotou todas as possibilidades de ampliação, fazendo-se necessária a construção de um novo prédio que comporte a demanda com eficiência e conforto. Já está aprovado pelos órgãos competentes o projeto para o novo prédio anexo ao corpo principal do hospital, possibilitando a ligação interna com o mesmo e ainda abrindo nova possibilidade de acesso à rua principal através de uma nova portaria exclusiva. O projeto contempla a implantação de uma Unidade de Internação Adulta com capacidade para 40 leitos junto ao pavimento térreo e o funcionamento de um Ambulatório junto ao pavimento subsolo (com acesso direto à rua através de portaria própria).  A área de projeto envolvida nessas duas unidades soma 1.980,00 m².

A unidade de Ambulatório apresenta perfil de funcionamento eletivo, ou seja, serão atendidos apenas pacientes previamente agendados para consulta com especialistas de referência microrregional, acompanhamento de tratamentos, troca de curativos, gesso, aplicação de medicamentos e educação em saúde. Não serão atendidos pacientes em regime de urgência ou emergência e o Ambulatório atenderá em horário comercial.

unidade de Internação Adulta conta com enfermarias de 03 leitos e dois quartos de isolamento, totalizando 41 leitos. Apresenta duas estruturas de posto de enfermagem a fim de melhor dividir as tarefas de assistência e distribuição da equipe assistencial. Os banheiros de pacientes apresentam 30% de suas unidades adaptadas para portadores de necessidades especiais e a unidade conta com copa de apoio, depósito de equipamentos e materiais, rouparia, sanitários de funcionários, DML e sala de utilidades.

O projeto tem 3.780m² de área distribuída em quatro pavimentos,  está em fase de captação de recursos e orçado em aproximadamente R$ 8,5 milhões. Para tanto solicitamos que os mesmos possam destinar emendas parlamentares nos valores de R$ 250.000,00, para custeio do nosso hospital.

Solicitamos que seja encaminhada uma copia aos deputados federais, Marcel Van Hattem (NOVO), Giovani Cherini (PR), Lucas Redecker (PSDB), Heitor Schuch (PSB), Danrlei de Deus Goleiro (PSD), Covatti Filho (PP), Márcio Biolchi (MDB), Alceu Moreira (MDB), Afonso Hamm (PP), Maria do Rosário (PT), Pedro Westphalen (PP), Giovani Feltes (MDB), Bibo Nunes (PSL), Jerônimo Goergen (PP), Sanderson Federal (PSL), Darciso Perondi (MDB), Maurício Dziedricki (PTB), Pompeo de Mattos (PDT), Liziane Bayer (PSB), Nereu Crispin (PSL),  e à bancada gaúcha no Congresso Nacional.

Sem mais nada a solicitar, expresso meus mais sinceros votos de estima e consideração.

   

   

Guto Scherer
Vereador na Bancada do MDB

 

João Batista Lopes dos Santos

Vereador na Bancada do PP

 

Gilmar Pereira da Silva

Vereador na Bancada do PSB

Documento publicado digitalmente por GUTO SCHERER em 13/02/2019 às 14:15:03.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 7276293bf400e3c80a843ad89b7d9a7e.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 12284.