Igrejinha, 15 de Abril de 2019.
Indicação N.º 330/2019Proponente: Ver. Guto Scherer

Excelentíssimo Senhor
Vereador João Batista Lopes dos Santos
Presidente da Câmara de Vereadores

   

O Vereador GUTO SCHERER, infra-firmado, mui respeitosamente e nos termos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado ao Executivo o que segue:

INDICAÇÃO

Em que sugere ao Executivo Municipal que estude a possibilidade de implantação do turno integral nas escolas fundamentais do município.

JUSTIFICATIVA: O ensino em turno integral é um dos maiores avanços na educação mundial e uma das principais metas dos Planos de Educação, em todas as esferas do País, seja no Nacional, Estaduais e Municipais.

O Plano Municipal de Educação de Igrejinha tem como sua Meta 6, a implantação do turno integral nas escolas municipais até 2025. Meta que não tem sido observada desde que foi estabelecida. Ao contrário, nos últimos anos o município seguiu o caminho inverso, retirando a pré escola do turno integral e passando estes alunos para as escolas fundamentais em meio turno.

Nosso município desde os anos '90 tem uma política pública de turno inverso muito sólida e com bons resultados. Sendo o PRACI/CEMAI, com atividades diversas no contra turno das escolas.

Entretanto, nossa proposta visa ampliar essa política pública, gradativamente, não mais como uma política de contra turno, mas com a implantação do turno integral em todas as escolas municipais, como exemplo de inúmeros municípios brasileiros que estão indo ao encontro de suas Metas. Canela, nossa quase vizinha, é uma cidade modelo na implantação do turno integral. Um bom exemplo, ao lado de casa, que sugerimos que possa ser copiado.

Nossa sugestão é que o turno integral seja implantado a partir de 2020, ano a ano, para que em 10 anos, todas as escolas tenham em todos os anos das séries iniciais e finais, o turno integral de ensino. Paralelamente, o município poderá ir substituindo o público alvo e a oferta do turno inverso.

Com o turno integral o município poderá ofertar aos seus alunos o ensino de empreendedorismo, educação financeira, comunicação, desenvolvimento pessoal, pesquisa, inovação e robótica, além de ampliar o ensino de outras línguas como Alemão e Espanhol. Outra possibilidade é a implantação da metodologia STEAM, que estimula sobretudo a criatividade. STEAM é um termo em inglês que conceitua a união dos conceitos ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática em uma única metodologia.

Segue matéria do Blog Novos Alunos para ressaltar nossa indicação:

Uma opção com muitos benefícios: É equivocado pensar que o período integral é simplesmente passar a responsabilidade de estar com a criança para outras pessoas e, assim, ter mais tempo para o trabalho. Na verdade é uma oportunidade de crescimento para o aluno! Essa modalidade reorganiza espaço e conteúdo, reestruturando a rotina da criança e do adolescente.

O período integral tempo dedicado às atividades extraclasse, que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de despertar seu interesse para diferentes áreas. Com isso, os alunos acabam desenvolvendo mais atenção às disciplinas que cursam no horário regular.

Nesse cenário, a avaliação do aluno vai além das notas. Os resultados que o estudante demonstra em artes, esportes, nas atitudes diárias, nas interações e na convivência com os demais também contam.

São muitas as vantagens para a criança e o adolescente que vivencia o contraturno em ambiente escolar. Separamos 14 benefícios que vão dar suporte à sua decisão. Acompanhe!

  1. Orienta os estudos e as tarefas

No dia a dia, o grande volume de distrações e ruídos dispersa o estudante e o desconcentra de suas atividades. Na escola em período integral, o aluno recebe orientação pedagógica especializada para organizar sua rotina. Desse modo, fica mais fácil planejar o tempo a ser dedicado a cada disciplina.

Outra vantagem para o aluno é que, com a presença diária de um pedagogo na escola, é possível desenvolver melhor o hábito de estudar, aprendendo técnicas para melhorar a concentração e assimilar o conteúdo das matérias escolares. Ao fazer as tarefas com instruções de profissionais capacitados, a criança aprende a distribuir melhor momentos de estudo e lazer.

Dessa forma, a criança aproveita adequadamente tanto a hora das obrigações como os períodos de relaxamento. Outro benefício é que, ao chegar em casa, o pequeno poderá desfrutar totalmente da companhia dos pais, uma vez que as tarefas estarão todas concluídas.

  1. Aumenta o rendimento do aluno

Existe um tempo determinado para tudo no período integral: assistir às aulas, resolver questões sobre as disciplinas do dia, estudar, tirar dúvidas, praticar esportes, realizar atividades culturais e tecnológicas e desfrutar de momentos de lazer. Com a organização do tempo, proporcionando horas adequadas para cada atividade, os alunos alcançam um nível incrível de autonomia.

Nos estudos, muitos passam a procurar sozinhos por respostas a questões inerentes às disciplinas. Quando se deparam com alguma dúvida, os alunos sabem que podem contar com profissionais especializados, o que os incentiva ainda mais.

Com essa prática, observa-se uma substancial melhora no desempenho das crianças nas aulas regulamentares. A rotina bem organizada faz com que o estudante se localize no tempo, assimile bem o que está acontecendo e o que deve ser feito em cada momento.

  1. Oferece diversidade de atividades

Como a escola integral tem uma carga horária extensa, os alunos são expostos a uma grande variedade de atividades ao longo do dia. E a aposta na diversidade não é à toa! A pluralidade serve para não deixar que a quantidade resulte em cansaço.

O planejamento e a variação de tarefas curriculares e extracurriculares são interessantes para os alunos. Essa tática assegura a motivação e o compromisso dos estudantes em aproveitar ao máximo tudo o que o período integral na escola oferece.

A diversidade ainda permite aos estudantes ampliarem seu universo desde a infância, com as várias opções de atividades, os ajudando a desenvolver melhor suas habilidades e talentos. Os pedagogos e psicólogos presentes na escola não só conseguem identificar as aptidões e os gostos das crianças como as incentivam a praticar aquilo pelo que têm maior empatia.

  1. Proporciona tranquilidade aos pais

Pais e mães que precisam trabalhar fora o dia todo para suprir as necessidades básicas da família encontram na escola integral uma solução. É um ambiente seguro, saudável, confortável e promissor — que também resolve o problema logístico para proporcionar atividades extracurriculares para o filho ao longo do dia.

Além disso, ao optar por uma escola integral em detrimento da contratação de uma babá, os pais se libertam da dependência de um só profissional. É bom levar em consideração que o trabalho de um tutor qualificado é caro e sem os benefícios de uma infraestrutura escolar. Atrasos ou ausências deixam de ser uma preocupação. Afinal, existe todo um cronograma a ser cumprido e um projeto pedagógico a ser respeitado.

  1. Viabiliza e incentiva a prática de esportes

Muitos pais se penalizam ao perceberem que seus filhos precisam (ou querem) praticar uma atividade física, mas, por questões de tempo e logística de trajeto, não podem levá-los. Além do mais, também é preciso considerar o custo adicional trazido pela matrícula em qualquer modalidade esportiva.

O período integral na escola resolve todas essas questões! Uma instituição de ensino qualificada terá à disposição da criança e do adolescente um leque de possibilidades em relação à prática de esportes, bastando apenas optar por uma (ou mais) com que o aluno se identifique.

A prática de atividades físicas desde a infância é importante não só para a saúde. Ela contribui para a melhoria da qualidade de vida física, mental, emocional e social. Outra vantagem é que as modalidades esportivas também ajudam no desenvolvimento e na aprendizagem de vários valores.

Com o esporte, as crianças aprendem a viver melhor em sociedade, atender a normas de conduta em grupo, controlar impulsos e ansiedades, fazer amizades, melhorar a coordenação motora, ser responsável e perseverante, seguir regras de forma disciplinada, cooperar e superar a timidez.

Além de todos esses benefícios, a criança também ganha em consciência do próprio corpo: a necessidade do cuidado, a compreensão dos pontos fortes e fracos e sua capacidade de superar limites.

  1. Promove lazer, cultura e tecnologia

Na escola em período integral, o aluno tem à sua disposição uma diversidade de cursos, oficinas e recreações. Além das aulas tradicionais, são oferecidas oficinas de artesanato, artes plásticas, pintura, desenho, música, expressão corporal, além de aulas de dança, teatro, culinária, informática e até robótica.

O quesito recreação também é contemplado! Diariamente, as crianças e adolescentes são incentivados a participar de jogos pedagógicos, lanches coletivos, festivais, passeios, excursões e acesso à tecnologia.

O ensino integral preza por tecnologias aplicadas à educação e pela capacidade de inovação no ensino. A ideia é não apenas acompanhar as evoluções tecnológicas, mas também antecipar as novidades e aproveitá-las em recursos didático-pedagógicos.

Vale destacar que cada atividade executada é devidamente orientada por profissionais especializados. Esse contato mais aprofundado pode despertar o interesse do aluno e promover a descoberta de afinidades, sem deixar de lado suas necessidades.

  1. Investe adequadamente o tempo

Em um mundo recheado de distrações tecnológicas, é tentador para a criança ou adolescente procrastinar seu tempo de estudo. Uma maratona de séries no Netflix, um tutorial de Minecraft no YouTube, um novo jogo disponível no Xbox e lá se foi o dia pelo ralo. A pior parte é que não dá para controlar os horários do filho enquanto se está no trabalho! A escola integral também pode ser a solução para esse problema.

A permanência estendida do aluno na escola permite a distribuição de tarefas e atividades diversificadas e de qualidade. O fato de a criança estar lá durante o dia todo (e não em casa acompanhada por um tutor) faz com ela aproveite melhor o tempo livre, seja para estudar, exercitar-se ou adquirir novos conhecimentos. A vivência na escola em tempo integral é, portanto, muito mais rica.

Outra questão importante diz respeito ao planejamento das atividades feitas pela escola integral. De forma geral, há uma busca por organizar as tarefas, de modo a equilibrar práticas individuais às feitas em grupo. Essa dinâmica favorece uma melhor socialização.

Quando existe um projeto pedagógico que direciona o aprendizado, mesmo os momentos de descontração se transformam em oportunidade de crescimento intelectual e social. Assim, crianças e jovens são constantemente estimulados para despertarem para novas formas de entretenimento.

  1. Fortalece hábitos de higiene

Que pais nunca tiveram que dar aquela famosa geral nos dentes ou nos ouvidos do filho? Monitorar constantemente se a criança escovou os dentes após as refeições ou lavou as mãos antes de comer também passa a ser tarefa do passado com a escola em período integral — pelo menos no período em que ele não está em casa.

Alguns colégios oferecem inclusive o banho como uma opção. Assim, a criança já chega em casa mais tranquila e relaxada para aproveitar o resto do dia com a família.

E o melhor é que esses aprendizados ocorrem naturalmente a partir do exemplo. Ao observarem as outras, as crianças se sentem incentivadas a acompanhar, cuidando da higiene junto com os coleguinhas. Nada de sofrimento e obrigação! Os cuidados pessoais se tornam um hábito prazeroso.

  1. Ajuda a criar identidade e autonomia

Por favorecer o convívio social, a escola integral contribui (e muito) para a construção da identidade e da autonomia das crianças. Não se esqueça que, por mais que a família seja o primeiro canal de socialização dos pequenos, a escola vem logo em seguida.

O contato com outros colegas desde cedo ajuda a estimular o autoconhecimento, começando pelo nome, pelas características físicas e pelos modos de pensar e agir. Conhecer a si mesmo e construir uma identidade significa entender os próprios desejos e gostos, além de certas habilidades.

É importante destacar que a criança construirá a própria identidade a partir das pessoas com as quais convive e estabelece os primeiros vínculos. Daí é que vem a importância de mantê-la durante todo o dia com profissionais gabaritados, capazes de ajudar na criação dessa identidade. Isso sem falar, claro, na constante parceria entre pais e escola.

A escola integral ainda ajuda a explorar a autonomia dos alunos. A partir do reconhecimento da própria identidade, a criança começa a adquirir uma independência progressiva, que envolve se expressar por meio de linguagem e gestos, e a cuidar de si própria.

Isso se reflete em sua higiene pessoal e na alimentação. O pequeno também desenvolve o desejo de descansar e a capacidade de tirar uma soneca sozinho, além de tomar decisões e ter vontade própria. E tudo isso contribui também para que o aluno se torne um ser sociável.

  1. Disponibiliza orientação nutricional

Com a correria diária, muitos pais acabam deixando a alimentação saudável dos filhos um pouco de lado, tendo que recorrer a refeições mais rápidas e simples. Quando podem estar com as crianças (aos finais de semana, por exemplo), tentam compensar a ausência diária deixando-as comerem o que quiserem.

Ao apostar no período integral, esse problema também é superado, já que a escola oferece alimentação elaborada por um nutricionista, que prepara cardápios balanceados, com tudo o que os alunos precisam para crescerem fortes e saudáveis.

Na escola integral, as crianças podem fazer até 5 refeições diárias. Elas são espaçadas durante o dia, o que não só ajuda a organizar a rotina dos alunos, indicando a hora certa de se alimentarem, como ainda faz com que eles experimentem novos alimentos.

A comida normalmente é servida em ambientes tranquilos, a criança aprende desde cedo a comer sozinha e a não se dispersar com outras atividades, já que o momento do lanche é coletivo.

  1. Garante a segurança dos alunos

Matricular os filhos em período integral na escola é garantia de segurança. Nesse cenário, os pais conseguem ter a tranquilidade de saber que as crianças passarão o dia em um espaço seguro, confiável e agradável, com muitas atividades e estímulos pedagógicos, sempre muito bem acompanhado por profissionais especializados.

Pense bem: se seu filho está dentro da escola durante todo o dia, consequentemente está a salvo de vários riscos das grandes cidades — como violência, envolvimento com drogas e tantos outros problemas sociais.

Além disso, a criança que se mantém ocupada com atividades ao longo do dia terá menos tempo para se envolver em situações perigosas ou sequer pensar em aprontar. Isso tudo é possível porque a escola em tempo integral ajuda a eliminar o tempo ocioso e facilita o monitoramento das ações dos alunos.

  1. Foca nas possibilidades da globalização

Em um mundo globalizado, que oferece significativa facilidade para viagens e troca de experiências culturais ao longo da vida, introduzir novos idiomas na rotina das crianças é uma prática extremamente válida. O ensino de línguas estrangeiras (principalmente o inglês) ajuda a ampliar o conhecimento e traz inúmeros benefícios às crianças.

E se engana quem acha que o aprendizado da segunda língua desde a infância pode atrapalhar o desenvolvimento da língua materna. Na verdade, estudiosos defendem que quanto mais cedo o estudo de outras línguas começar, melhor será o desempenho da criança não só naquela língua como em outras que eventualmente aprenderá. Afinal, a infância é o momento ideal para o desenvolvimento das habilidades cognitivas.

Normalmente, o período integral na escola permite que os alunos tenham contato com vários idiomas, de acordo com sua preferência ou suas necessidades. Lembre-se de que saber se comunicar em outras línguas pode ser decisivo para a vida (pessoal e profissional) do seu filho.

A melhor parte é que, além das lições de idiomas, os alunos ainda podem aproveitar as aulas de cultura estrangeira, que abordam assuntos como a gastronomia, a arte e o modo de vida de várias partes do mundo. Tudo isso é apresentado de forma lúdica e com as metodologias adequadas.

  1. Dispõe de professores qualificados

Assim como a programação, a própria equipe de profissionais das escolas integrais é bem variada — e, claro, devidamente qualificada. E precisa ser mesmo! Afinal, esse sistema de ensino oferece não apenas disciplinas obrigatórias, mas também eletivas, escolhidas de acordo com a necessidade ou o desejo de cada aluno.

Além de professores das matérias obrigatórias, a escola integral ainda conta com pedagogos, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, profissionais da arte e da tecnologia, entre outros. Os professores desse modelo também trabalham em período integral e costumam atuar em regime de dedicação exclusiva, com recebimento de gratificação acima do salário.

Esses profissionais, escolhidos criteriosamente pela instituição de ensino, avaliam constantemente as experiências a que as crianças são submetidas, observando atentamente as respostas delas a cada situação. Nesse contexto, todas as metas e expectativas de aprendizagem são vinculadas às oportunidades e atividades oferecidas.

Os planos de observação são elaborados para, a partir de registros diários, identificar a singularidade de cada criança. Assim, é possível planejar novas ações para alcançar os objetivos traçados em relação a cada aluno.

As equipes que trabalham para escolas integrais são reconhecidas principalmente por sua experiência, a excelência de seu trabalho, a competência com que desempenham suas funções e, consequentemente, os resultados positivos que tiram disso tudo. São, de fato, extremamente comprometidos com a formação, o desenvolvimento e o bem-estar dos alunos.

  1. Segue o modelo de países desenvolvidos

O ensino integral é uma tendência da educação moderna que já existe em diversos países de primeiro mundo, como Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, Irlanda e Finlândia. Por lá, os alunos costumam ficar até 9 horas por dia na escola. Levando em conta que os alunos por aqui sempre estudaram apenas 5 horas por dia, fica claro como essa diferença pode afetar o nível educacional das crianças e jovens.

Falando mais um pouco sobre a experiência de outros países com a educação integral, podemos trazer à tona os modelos escolares dos países escandinavos, especialmente o caso da Suécia. Sabia que a adoção do sistema integral de ensino por lá é uma reivindicação feminina?

O embasamento por trás desse apelo envolve a ideia de que os filhos não são só da mulher e, portanto, sua educação deve ser partilhada entre a sociedade e a família, com equilíbrio de poder. Assim, o acesso à escola integral não é visto como assistencialismo, e sim como o cumprimento de um papel importante: o de colocar as crianças em contato com outras, bem como com adultos que contribuirão para seu crescimento.

Na prática, com a realidade educacional brasileira começando a dar sinais de mudança, o ensino integral vem se fortalecendo também aqui, em terras tupiniquins. A essa altura do texto, você também já deve ter chegado à conclusão de que esse modelo de ensino é ideal, pois conta com turmas menores, oferece atenção individualizada aos alunos e a gama de atividades é muito variada.

Além de todos os benefícios que já falamos, o período integral na escola ainda garante comodidade tanto às crianças como aos pais, deixando-os tranquilos e conscientes de estarem oferecendo a melhor educação aos filhos.

Viu como estudantes que passam boa parte do dia no colégio são privilegiados? Há orientação para a realização das tarefas e para a administração do tempo direcionado aos estudos. Também há momento para diversão, prática de esporte e descoberta de diferentes áreas do conhecimento.

Toda essa estrutura faz com que o rendimento do aluno melhore, além de permitir que aproveite o tempo disponível com os pais da melhor maneira possível. Assim você fica com a consciência tranquila de que está proporcionando ao seu filho o que há de melhor. Todos saem ganhando!

E então, convencido de que esse modelo traz benefícios inquestionáveis? Quer saber mais sobre período integral além de outras informações que vão ajudar na educação do seu filho? É só assinar a nossa newsletter! 

   

SALA DE REUNIÕES, 15 DE Abril DE 2019

   

Vereador GUTO SCHERER

Bancada do MDB

Documento publicado digitalmente por GUTO SCHERER em 15/04/2019 às 12:57:00.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b74217db671dba32c1efc9690519d4c8.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 14298.