Igrejinha, 29 de Abril de 2019.
Votos de Pesar N.º 389/2019

Proponente: Bancada do Progressistas, Bancada do MDB, Bancada do Cidadania, Bancada do PSD e Bancada do PSB

Excelentíssimo Senhor
Vereador João Batista Lopes dos Santos
Presidente da Câmara de Vereadores

   

As bancadas do PP, PSB, PSD, PPS e MDB, infra-firmados, mui respeitosamente e nos termos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado aos familiares o que segue:

VOTO DE PESAR

Aos familiares de Jahir Arthur Wallauer, Ex-Vereador e Ex-Prefeito do município de Igrejinha, recentemente falecido, como última homenagem da Câmara de Vereadores a este cidadão.

Segundo o historiador Erni Guilherme Engelmann, Jahir Arthur Wallauer nasceu em Igrejinha em 13.09.1936, sendo filho de Arthur Wallauer e Alice, nascida Dientsmann, quando a pequena vila ainda era distrito de Taquara.

Casou-se em 12.11.1960 com Marly, nascida Sohne, com quem teve os filhos Regis Fernando Wallauer, Margit Fernanda Franco e Vinício Jair Wallauer, que lhe trouxeram a alegria de seis netos e dois bisnetos.

Desde cedo foi introduzido aos caminhos da política, pois em sua casa, sempre havia visitas de políticos de influência regional e nacional.

Assim, esteve entre as lideranças locais quando surgiu o movimento emancipacionista de Igrejinha em 1964. Foi um dos membros mais participativos da Comissão Emancipacionista. Nesta época ele já tinha bom trânsito por gabinetes do Palácio Piratini, pois tinha sido vereador pelo distrito de Igrejinha, na Câmara de Vereadores de Taquara. Naquela época os vereadores não eram remunerados e as sessões aconteciam em Taquara.


Quando foi criado o município de Igrejinha, em 01.06.1964, Jahir concorreu a vereador e foi eleito para o primeiro mandato em Igrejinha, ainda não remunerado. Em 1976, atendendo ao apelo dos igrejinhenses, candidatou-se a prefeito para o período de 1977 a 1984. Foi prefeito durante seis anos, num momento de explosão industrial e populacional de Igrejinha e região, tendo conduzido a política com muita habilidade, sempre atendendo igualmente os pedidos de todos igrejinhenses, independente de grei partidária, fato que lhe trouxe muito respeito de toda a população.


Enfrentou em junho de 1982, uma das maiores enchentes que se tem notícia no Vale do Rio Paranhana. Pontes, estradas, propriedades rurais e urbanas foram arrastadas pela correnteza e pelo barro. Nesta ocasião, provou que sua habilidade para buscar recursos era enorme e não esmorecendo, procurou o governo estadual e federal. A população sentiu a força do líder e todos se uniram para reconstruir e limpar a cidade. Em poucos meses igrejinha estava mais bonita e agradável que antes. Vieram na ocasião auxílio de todas as regiões do país e nenhum igrejinhense ficou sem ajuda.


Tendo um enorme carisma pessoal, era solicitado por várias entidades para fazer parte de clubes e associações. Assim foi integrante da diretoria da Sociedade União de Cantores de Igrejinha (2 gestões). Foi também vice-presidente do Hospital Bom Pastor e presidente da Comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em Igrejinha - IECLB.


No esporte, também deixou sua marca como atleta e membro da diretoria do Esporte Clube Igrejinha, da qual participou por duas vezes. Foi também presidente do LIONS Clube de Igrejinha. Quando terminou seu mandato em 1984, muitos empresários e amigos se mobilizaram e a cidade ficou decorada com faixas e cartazes alusivos a despedida do grande prefeito.

Fica a homenagem desta Câmara para aquele que fez a diferença no município de Igrejinha, desde a emancipação até os dias atuais.

   

SALA DE REUNIÕES, 29 DE ABRIL DE 2019

   

Vereador CLÓVIS WERB

Bancada do PP

 

 

Vereador JOÃOZINHO LOPES

Bancada do PP

 

 

Vereador NEIMAR LUIZ PARREIRA

Bancada do PP

 

 

Vereador CARLOS RIVELINO KARLOH

Bancada do PP

 

 

Vereador JULIANO MULLER DE OLIVEIRA

Bancada do PSB

 

 

Vereador GILMAR NENÊ

Bancada do PSB

 

 

Vereador DIRCEU VALDIR LINDEN JÚNIOR

Bancada do PSD

 

 

Vereador CARLINHOS MICHAELSEN

Bancada do PPS

 

 

Vereador GUTO SCHERER

Bancada do MDB

Documento publicado digitalmente por EDUARDO PEREIRA DA SILVA em 29/04/2019 às 13:29:20.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 98ab20db5fa6ded672be4c7bbf6d2ad5.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 14721.