Igrejinha, 24 de Junho de 2019.
Indicação N.º 571/2019Proponente: Ver. Guto Scherer

Excelentíssimo Senhor
Vereador João Batista Lopes dos Santos
Presidente da Câmara de Vereadores

   

O Vereador GUTO SCHERER, infra-firmado, mui respeitosamente e nos termos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado ao Executivo o que segue:

INDICAÇÃO

Em que sugere ao Executivo Municipal que realize uma parceria com o Alles Blau Shopping a Céu Aberto para a construção e operacionalização do Centro de Informações Turísticas do Município.

JUSTIFICATIVA: É comprovado que a maioria dos turistas que se dirigem da região metropolitana em direção a Gramado utilizam a nossa rodovia, RS 115. Mais de 80% dos turistas que desembarcam no aeroporto de Porto Alegre vem ao estado para visitar Gramado e a Serra Gaúcha. Só em um evento promovido em Gramado, o Natal Luz, são recebidos mais de 2 milhões de turistas de todo o Brasil e do mundo a cada ano.

Estamos localizados na principal rota de acesso a Gramado e isso nos torna privilegiados. No entanto, pouco é aproveitado deste potencial por Igrejinha. E sem dúvidas, um dos principais motivos é a falta de informações e divulgação dos atrativos que temos em nossa cidade e região.

Desde 2017, temos criado através da Lei 5.002, de 03 de agosto, a Rota Turística de Igrejinha, que oficializa o caminho por Serra Grande como uma alternativa possível aos visitantes de chegar a Gramado, por um lindo e inesquecível passeio. Oportunidade de visitação a pontos turísticos importantes como o Parque de Eventos Almiro Grings, o Monte da Fé e o Morro Alto da Pedra.

Além deste caminho, Igrejinha possui a Casa de Pedra, tombada como patrimônio cultural e histórico; a igreja Gabriel, que dá o nome ao município; o Parque da Cascata de Solitária; a Cascata dos Italianos; além do Caminhos do Rural Saudável, com um belíssimo roteiro de turismo rural, entre tantos outros pontos de visitação importantes, somados a todo o comércio as margens da RS 115.

Não nos faltam alternativas para serem oferecidas aos visitantes que passam em direção a Gramado, o que nos falta é um espaço adequado para receber, atender, acolher e informar esses visitantes. Diante do exposto, sugerimos que a Secretaria de Turismo, realize uma Parceria Público Privada com o Alles Blau Shopping a Céu Aberto para a instalação do Centro de Informações Turísticas.

Os proprietários do empreendimento estão dispostos a ceder dentro do complexo um espaço e a custear a construção do prédio onde deverá funcionar o Centro de Informações Turísticas. Na proposta, fica a cargo do município manter a operacionalização do espaço, com servidores (que, inclusive, podem ser estagiários – vale destacar que a Faccat tem curso de turismo) para o atendimento diário ao público no espaço, além de despesas de manutenção do local e sua estrutura.

O espaço está localizado logo na entrada da cidade, tendo também outro atrativos do complexo que fazem com que os turistas parem por ali. Assim, ao chegar a Igrejinha, será recepcionado com a hospitalidade caraterística, e direcionado para permanecer e aproveitar a cidade, contribuindo assim com a economia e desenvolvimento local.

Neste espaço poderá ter divulgação de todos os empreendimentos às margens da rodovia, dos destaques turísticos, com a orientação aos visitantes das alternativas possíveis de visitação antes de se dirigirem a Gramado. Acreditamos que esta parceria dará grandes frutos e resultados na geração de mais emprego e renda para a nossa comunidade.

   

SALA DE REUNIÕES, 24 DE Junho DE 2019

Documento publicado digitalmente por GUTO SCHERER em 24/06/2019 às 14:02:44.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 6fd9b3844e2c7d7f0fd906846e4f5b82.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 16243.

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
GUTO JARDEL SCHERER:00538854065 em 24/06/2019 14:20:55