#CAMARA#

Comissão de Orçamento e Finanças

ATA : Nº 0021
PROCESSO : Projeto de Lei n.º 052/2019
PROPONENTE : Executivo Municipal

"Inclui dispositivos na Lei nº 4.801 de 08 de dezembro de 2015 que "Dispõe sobre a política municipal de incentivos fiscais e econômicos para empresas e institui o Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico de Igrejinha"."

COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS 

PARECER N° 046/2019

MATÉRIA: Projeto de Lei nº 052/2019

AUTORIA: Poder Executivo

EMENTA: Inclui dispositivo na Lei nº 4.801, de 08 de dezembro de 2015 que dispõe sobre a política municipal de incentivos fiscais e econômicos para empresas e institui o Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico de Igrejinha”.



 

PARECER




O Poder Executivo Municipal, através deste projeto de lei, manifestou em sua mensagem apresentativa ter por objetivo incluir o “segmento das indústrias cervejeiras para a concessão de benefícios de subvenção econômica na participação de feiras do setor” e “a inclusão do §4º, junto ao art. 20, que trata da subvenção econômica para locação, tem a finalidade de buscar ainda mais o incremento, a partir da criação de novos empregos”. 

Em um primeiro momento, mesmo que a discussão da questão da legalidade seja de atribuição da Comissão de Constituição e Justiça, cumpre dizer que este Projeto tem a utilização legítima da competência legislativa disposta para os Municípios no inciso I, do art. 30, da CF/88, como segue: 

"Art. 30. Compete aos Municípios:

I - legislar sobre assuntos de interesse local;

O Projeto foi encaminhado a esta Comissão de Orçamento e Finanças para que fosse dada a ampla divulgação e discussão sobre o tema. Assim, o Projeto de Lei passou por esta comissão, especialmente em razão de abordar assuntos de desenvolvimento da indústria e comércio e pelo zelo para não criar encargos ao erário público sem especificação de recursos, atendendo desta maneira ao artigo 70-B, inciso XI e XII, do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, que assim dispõe:

Art. 70-B. Compete à Comissão de Orçamento e Finanças opinar sobre: [...] 

  XI - zelar para que em nenhuma lei, emanada da Câmara, seja criado encargo ao erário municipal sem que se especifiquem os recursos necessários à sua execução;

XII - assuntos referentes à indústria e comércio;”

Deste modo, após análise realizada, não foram encontrados quaisquer óbices quanto aos aspectos de competência desta comissão, bem como quanto à tramitação da proposição.

Considerando, portanto, o atendimento dos fundamentos legais, formais, regimentais e constitucionais, esta Relatoria resolve exarar Parecer de forma FAVORÁVEL À TRAMITAÇÃO do presente Projeto de Lei.

Este é o parecer, salvo melhor juízo.

Plenário da Câmara, 19 de junho de 2019.



Vereador CARLINHOS MICHAELSEN

Presidente




Vereador CARLOS RIVELINO KARLOH

Relator




Vereador GILMAR PEREIRA DA SILVA

Secretário










Documento publicado digitalmente por ALBERTO VINICIUS PETRY em 24/06/2019 às 14:22:57. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação cafadcad51679f13c45b59cc7c9e7323.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 16260.