Igrejinha, 09 de Fevereiro de 2018.
Indicação N.º 175/2018Proponente: Ver. Guto Scherer

Excelentíssimo Senhor

Vereador  JULIANO MULLER DE OLIVEIRA

Presidente da Câmara de Vereadores

Nesta.

         

                                   O Vereador GUTO SCHERER, infra firmado, mui respeitosamente e nos termos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência solicitar que seja apreciado a seguinte:

INDICAÇÃO

Em que sugere ao Executivo Municipal que estude a possibilidade de:

     Realizar a construção de um novo prédio junto a Praça Dona Luíza. JUSTIFICATIVA: Sugerimos que o atual quiosque seja substituído por um novo prédio, mais moderno e com melhor estrutura para receber a comunidade. Sugerimos também que sejam construídos novos banheiros, mais modernos e amplos, com espaço para cadeirantes. Além disso, que possa ter uma estrutura de feira, onde possam ser comercializados produtos coloniais, como pães, cucas e congêneres, ampliando sua estrutura para receber as feiras da uva e do peixe, além de qualquer produto colonial que possa ser comercializado no local. Damos como exemplo a praça de Gramado e de Barão do Triunfo, que tem estrutura física para receber feiras de qualquer natureza em seus espaços. Podendo ter ainda um belo espaço para manter na parte central de nossa cidade a loja dos Artesões, além de outras entidades e produtos que possam ser comercializados no local. Inclusive, com salas que possam ser realizadas oficinas de artes, artesanatos, músicas, etc. Num possível segundo pavimento, estrutura para um restaurante e espaço para cafeteria ou local para reuniões de empresários e clientes, ou pequenos grupos.

     Dentro desta proposta, que ainda seja estudada a possibilidade de maior aproveitamento da Rua Coberta. Que os acessos e os balcões de atendimentos da sugerida feira sejam voltados para o lado da rua. Sugerimos ainda que nas margens da rua coberta, seja organizados boxes para receber os carros de alimentação, (Food Trucks), que hoje estão espalhados pela avenida e ruas paralelas do Centro. Assim, o município poderá fornecer melhor estrutura para a comercialização desses produtos alimentícios e gerar receitas sobre suas vendas e permissão do uso destes espaços. A unificação do local de vendas deste tipo de comércio, geraria mais procura e melhores ofertas dos serviços, uma vez que as exigências sanitárias poderiam ser melhor exigidas. Nessa ideia, apenas durante as noites a rua coberta poderá se transformar numa rua de alimentação. Permitindo que cada espaço faça sua decoração e estrutura para melhor receber seus clientes, tanto em noites com chuva ou sem. Outra possibilidade, é que dentro dos horários permitidos por Lei, sejam disponibilizada música ao vivo e outros tipos de atrações culturais, como esquetes teatrais, apresentações artísticas e dos grupos de danças do município e região. 

     Essa estrutura poderá, sem dúvidas, melhorar muito a questão da ocupação que vem ocorrendo hoje em dia na Avenida e na própria Rua Coberta. Situação que vem desagradando ampla maioria da comunidade. Com uma organização do espaço, sendo mais atrativo, onde as pessoas poderão ter opções culturais, artísticas e ainda uma ampla escolha gastronômica, irá sem dúvidas melhorar o público que frequenta este espaço da cidade.

     De onde tirar recursos para esse novo prédio e toda essa estruturação? Sugerimos que da mesma forma que foi leiloado o terreno onde hoje está a sede da Prefeitura Municipal, que o Executivo realize a venda do terreno onde hoje está a feira dos colonos. Uma vez que se idealiza uma nova estrutura de feira junto a praça Dona Luíza, este espaço poderá ser vendido, gerando os recursos necessários para a realização da obra de modernização da nossa praça central.

   Ressaltamos que a modernização da Praça e da Rua Coberta, são fundamentais para o desenvolvimento turístico municipal. Hoje nossa praça já recebe diversos eventos como a feira da uva, que faz com que os cultivadores desta cultura tenham que vender seus produtos de forma muito precária, no chão, em caixas, sem a mínima estrutura para melhor atender a nossa comunidade. Tal fato ocorre também na feira do peixe na semana santa. Na feira de filhotes e brechó da ONG dos animais. Seriam diversos exemplos que comprovam a necessidade desta importante modernização da nossa Praça Dona Luíza.

 

SALA DE REUNIÕES, 08 DE FEVEREIRO DE 2018

 

Vereador GUTO JARDEL SCHERER

Bancada do PMDB

Documento publicado digitalmente por CLEBER FERNANDO SCHEUERMANN em 08/02/2018 às 15:55:35.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 36c7c05bfdae4ba7e25d02e98ccb79e8.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 2049.