Igrejinha, 05 de Fevereiro de 2020.
Indicação N.º 069/2020Proponente: Ver. Guto Scherer

Excelentíssimo Senhor
Vereador Carlinhos Michaelsen
Presidente da Câmara de Vereadores

   

O Vereador GUTO SCHERER, infra-firmado, mui respeitosamente e nos termos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado ao Executivo o que segue:

INDICAÇÃO

Em que sugere ao Executivo Municipal que estude a possibilidade de:

     Realizar a revitalização da Rua Coberta do Centro e a construção de um novo prédio junto a Praça Dona Luíza.

 JUSTIFICATIVA: Sugerimos que o atual quiosque seja substituído por um novo prédio, mais moderno e com melhor estrutura para receber a comunidade. Sugerimos também que sejam construídos novos banheiros, mais modernos e amplos, com espaço para cadeirantes. Além disso, que possa ter uma estrutura de feira, onde possam ser comercializados produtos coloniais, como pães, cucas e congêneres, ampliando sua estrutura para receber as feiras da uva e do peixe, além de qualquer produto colonial que possa ser comercializado no local. Damos como exemplo a praça de Gramado e de Barão do Triunfo, que tem estrutura física para receber feiras de qualquer natureza em seus espaços. Podendo ter ainda um belo espaço para manter na parte central de nossa cidade a loja dos Artesões, além de outras entidades e produtos que possam ser comercializados no local. Inclusive, com salas que possam ser realizadas oficinas de artes, artesanatos, músicas, etc. Num possível segundo pavimento, estrutura para um restaurante e espaço para cafeteria ou local para reuniões de empresários e clientes, ou pequenos grupos.

     Dentro desta proposta, que ainda seja estudada a possibilidade de maior aproveitamento da Rua Coberta. Que os acessos e os balcões de atendimentos da sugerida feira sejam voltados para o lado da rua. Sugerimos ainda que nas margens da rua coberta, seja organizados boxes para receber os carros de alimentação, (Food Trucks), que hoje estão espalhados pela avenida e ruas paralelas do Centro. Assim, o município poderá fornecer melhor estrutura para a comercialização desses produtos alimentícios e gerar receitas sobre suas vendas e permissão do uso destes espaços. A unificação do local de vendas deste tipo de comércio, geraria mais procura e melhores ofertas dos serviços, uma vez que as exigências sanitárias poderiam ser melhor exigidas. Nessa ideia, apenas durante as noites a rua coberta poderá se transformar numa rua de alimentação. Permitindo que cada espaço faça sua decoração e estrutura para melhor receber seus clientes, tanto em noites com chuva ou sem. Outra possibilidade, é que dentro dos horários permitidos por Lei, sejam disponibilizada música ao vivo e outros tipos de atrações culturais, como esquetes teatrais, apresentações artísticas e dos grupos de danças do município e região. 

     Essa estrutura poderá, sem dúvidas, melhorar muito a questão da ocupação que vem ocorrendo hoje em dia na Avenida e na própria Rua Coberta. Situação que vem desagradando ampla maioria da comunidade. Com uma organização do espaço, sendo mais atrativo, onde as pessoas poderão ter opções culturais, artísticas e ainda uma ampla escolha gastronômica, irá sem dúvidas melhorar o público que frequenta este espaço da cidade.

     De onde tirar recursos para esse novo prédio e toda essa estruturação? Sugerimos que da mesma forma que foi leiloado o terreno onde hoje está a sede da Prefeitura Municipal, que o Executivo realize a venda do terreno onde hoje está a feira dos colonos. Uma vez que se idealiza uma nova estrutura de feira junto a praça Dona Luíza, este espaço poderá ser vendido, gerando os recursos necessários para a realização da obra de modernização da nossa praça central.

   Ressaltamos que a modernização da Praça e da Rua Coberta, são fundamentais para o desenvolvimento turístico municipal. Hoje nossa praça já recebe diversos eventos como a feira da uva, que faz com que os cultivadores desta cultura tenham que vender seus produtos de forma muito precária, no chão, em caixas, sem a mínima estrutura para melhor atender a nossa comunidade. Tal fato ocorre também na feira do peixe na semana santa. Na feira de filhotes e brechó da ONG dos animais. Seriam diversos exemplos que comprovam a necessidade desta importante modernização da nossa Praça Dona Luíza.

   

Documento publicado digitalmente por GUTO SCHERER em 03/02/2020 às 15:24:04.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 22d826de10a3e942ff719895d1aabf6a.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 21412.

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
GUTO JARDEL SCHERER:00538854065 em 03/02/2020 15:33:30