Igrejinha, 11 de Maio de 2020.
Indicação N.º 436/2020Proponente: Ver. Dirceu Valdir Linden Junior

Excelentíssimo Senhor
Vereador Carlinhos Michaelsen
Presidente da Câmara de Vereadores

   

O Vereador DIRCEU VALDIR LINDEN JUNIOR, infra-firmado, mui respeitosamente e nos termos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado ao Executivo o que segue:

INDICAÇÃO

Em que sugere ao Executivo Municipal que estude a possibilidade de criar o projeto "Cidade Iluminada" na cidade de Igrejinha, realizando a substituição das lâmpadas de iluminação pública por lâmpadas com tecnologia LED. 

Justificativa: As lâmpadas com tecnologia LED são muito mais eficientes do que as demais, além de gerarem uma grande economia de energia elétrica, pois são 80% mais econômicas que as lâmpadas incandescentes e 40% mais econômica que as fluorescentes. Com a troca da iluminação pública o município ganhará uma grande economia no consumo de energia e uma iluminação mais eficiente. Outra vantagem é que as lâmpadas atuais  perdem a eficiência aos poucos até apagarem completamente, o que não ocorreria com a LED, com vida útil de até 20 anos e que não diminuem a luminosidade. O Equipamento LED também gera uma maior luminosidade nas vias municipais pois distribui o foco e ilumina nos arredores, diferente das lâmpadas atuais. Diversos municípios em todo o país e no estado do Rio Grande Do Sul têm realizado a substituição das lâmpadas após realizarem estudos de investimento e economia. Um dos exemplos é o município de Caxias do Sul, que está realizando a troca de toda a sua iluminação pública. Segundo estudo realizado na cidade, o investimento para a troca dos equipamentos será de 1,6 milhões de reais e gerará uma economia de 40% nos gastos com iluminação pública. Ainda segundo o estudo, com a economia gerada, o investimento será cobrido nos primeiros  8 meses após a instalação. A prefeitura de Dois irmãos também realizou a troca e teve uma redução de 60% em suas contas de luz, além de ter uma melhoria de até 240% na iluminação pública municipal.  

   

Documento publicado digitalmente por MAICON TAVARES em 08/05/2020 às 11:07:40.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 899a9643cd6a6d30216ea597d7f09e75.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 24101.

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
DIRCEU VALDIR LINDEN JUNIOR:00595707092 em 11/05/2020 16:21:21