Igrejinha, 15 de Julho de 2021.
Projeto de Resolução N.º 002/2021

Proponente: Ver.ª Neidi Ione Roos Zeni

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE RESOLUÇÃO:

O presente Projeto de Resolução tem como finalidade instituir a Galeria Lilás - Galeria das Vereadoras, enaltecendo a participação feminina na política.

Diante do acima exposto, submete-se esta proposição à análise e aprovação desta Casa Legislativa.

  

JUSTIFICATIVA: 

O objetivo é criar um espaço de reconhecimento e importância no Legislativo para resgatar e manter o acervo histórico em memória à nós mulheres vereadoras que ocupamos e ocupamos e ocuparemos uma cadeira no parlamento desta Casa Legislativa sendo efetivamente leitas ou interinamente na suplência dentro da legislatura por pelo menos um trimestre de atividade parlamentar de forma ininterrupta, instituindo a “galeria lilás” para destacar a história das mulheres Igrejinhense, sua valorização e suas contribuições para a vida comunitária, social, política e econômica do nosso município ao longo da história desde nossa emancipação.

Serão homenageadas todas as ex-Vereadoras, Vereadoras eleitas e suplentes em nosso município, por pelo menos um trimestre de atividade parlamentar de forma ininterrupta. 

sendo elas:

Neidi Ione Roos Zeni, suplente de vereadora com 580 votos, e Lili Marlene Girardi, suplente de vereadora, com 449 votos.

DESTACO a coragem de todas as mulheres especialmente as igrejinhenses e que tiveram e tem a coragem de colocar-se a disposição da comunidade igrejinhense através da candidatura, para assim fazerem diferença.

Muitas conquistas foram obtidas pelas mulheres ao longo dos anos, dentre elas o direito ao voto e a maior participação na sociedade. No entanto, quando se trata de questões políticas, a mulher ainda é muito subjugada pela sociedade.

Nós representamos 51,8% da comunidade, chefiamos lares e ainda ganhamos na maioria das vezes no mercado de trabalho menos, isso porque a representação é masculina. Nós mulheres precisamos e devemos, cada vez mais, participar da vida política como protagonistas da nossa histórica.

Segundo os dados do TSE, foram eleitas, em 2020, 651 prefeitas (12,1%), contra 4.750 prefeitos (87,9%). Já para as câmaras municipais, foram 9.196 vereadoras eleitas (16%), contra 48.265 vereadores (84%).

É preciso, trabalhar por uma sociedade em que nós mulheres possamos ocupar, tanto quanto os homens, lugares sociais onde possamos ter influência.

É necessário que as instituições olhem e apoiem mais a nós mulheres na política, afinal, somos representantes da maioria dos eleitores do país. Mas não só isso: nossa presença nesse campo traz benefícios para toda a comunidade, além de trazer maior igualdade de gênero, algo essencial na sociedade em que vivemos.

Nós mulheres inspiramos, nós mulheres transformamos, nós mulheres fazemos a diferença.

Mais que uma simples homenagem e valorização a intenção também é motivar e valorizar a presença feminina nas atuações do Legislativo Municipal em especial do município de Igrejinha RS.

Documento publicado digitalmente por USUáRIO NãO ENCONTRADO em 14/07/2021 às 17:34:36.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 9508986b91000780dcd341a5a0fdeb25.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 33608.

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
NEIDI IONE ROOS ZENI:58700960063 em 14/07/2021 17:34:53