EXPEDIENTE Nº 0029
Substitutivo Nº 006

OBJETO: "Substitutivo 006 ao PLL 007/21, que Institui a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica no Município de Igrejinha e dá outras providências. "

PARECER JURÍDICO

PARECER JURÍDICO N° 051/2021



MATÉRIA: Projeto de Lei do Legislativo nº 007/2021

REQUERENTE: Comissão de Constituição e Justiça

EMENTA:Institui a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica no Município de Igrejinha e dá outras providências.”.



I – RELATÓRIO

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Igrejinha encaminhou, nesta data, para essa Procuradoria Jurídica, pedido de análise e emissão de parecer jurídico quanto ao Projeto de Lei do Legislativo. 

É o sucinto relatório.

Passo à análise jurídica.

II – ANÁLISE JURÍDICA

Considerando o pedido da mesa diretora, esta assessoria encaminhou a matéria para consulta e Orientação Técnica externa do IGAM, que atendeu a solicitação através da OT de nº 12.427/2021, com a seguinte instrução:

A Câmara Municipal de Igrejinha solicita análise do Projeto de Lei nº

07/2021, que “Institui a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica no Município de Igrejinha e dá outras providências”.

  1. Inicialmente, cabe destacar que o Município tem competência para regular a matéria, nos termos do art. 30, inciso I, II e VIII, da Constituição da República1, combinado com o que dispõe o art. 13, inciso I da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul2 e o disposto na Lei Federal nº 13.874, publicada em 20 de setembro de 20193, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica e demais providências. 

A propósito, a Lei de Liberdade Econômica visa desburocratizar a obtenção de alvará para atividades de baixo risco, alterando a Lei nº 11.598/2007, cuja definição depende de regulamentação própria e deve observar os critérios e os procedimentos para a classificação de risco de atividade econômica previstos no Decreto Federal nº 10.178, de 18 de dezembro de 2019; simplifica a guarda de documentos em formato digital, dispensando arquivos em papel, modificando a Lei 12.682/2012 e a Lei 6015/73; e estabelece a aprovação tácita das solicitações de atos públicos de liberação da atividade econômica quando, apresentados todos os elementos necessários à instrução do processo, não se manifestar no prazo máximo estipulado para a análise do pedido e informado ao particular, ressalvadas as hipóteses expressamente vedadas em lei.

Art. 30. Compete aos Municípios:

I - legislar sobre assuntos de interesse local;

II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

VIII - promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano;

Art. 13. É competência do Município, além da prevista na Constituição Federal e ressalvada a do Estado:

I - exercer o poder de polícia administrativa nas matérias de interesse local, tais como proteção à saúde, aí incluídas a vigilância e a fiscalização sanitárias, e proteção ao meio-ambiente, ao sossego, à higiene e à funcionalidade, bem como dispor sobre as penalidades por infração às leis e regulamentos locais; 

Ainda, estabeleceu a figura do abuso regulatório, para impedir que o Poder Público edite regras que afetem a “exploração da atividade econômica” ou prejudiquem a concorrência.

Para sua aplicação em âmbito local compete ao Município o ajuste na legislação municipal, sendo pertinente o Projeto de Lei, submetido à analise, quanto à legitimidade para dispor sobre a matéria e quanto à iniciativa do Poder Executivo. 

No mérito, o projeto de lei que dispõe sobre as normas relativas à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Município como agente normativo e regulador, se encontra adequado aos termos da lei federal, não havendo óbices para sua tramitação.

III. Diante da argumentação exposta, conclui-se pela viabilidade do Projeto de Lei nº 07/2021, visto que adequada a iniciativa legislativa e o objeto pretendido nos termos da legislação federal, cabendo aos Vereadores a análise do seu mérito e a deliberação da proposição. 

O IGAM permanece à disposição.

Brunno Bossle

OAB/RS Nº 92.802

Consultor Jurídico do IGAM



III – CONCLUSÃO 

Diante de todo o exposto, do ponto de vista de constitucionalidade e juridicidade, a Procuradoria Jurídica OPINA pela viabilidade do Projeto em questão, pois há previsão legal quanto a matéria e forma, bem como de suas emendas e substitutivo. 

No que diz respeito ao mérito, a Procuradoria Jurídica não irá se pronunciar, pois caberá aos vereadores, no uso da função legislativa, verificar a viabilidade da aprovação, respeitando-se para tanto, as formalidades legais e regimentais.

Este é o parecer, salvo melhor juízo.

Igrejinha, 16 de setembro de 2021.



Alberto Vinícius Petry

Assessor Jurídico

OAB/RS 95.457





PARECER DA COMISSÃO DE ESPECIAL SOBRE DESBUROCRATIZAÇÃO E LIBERDADE ECONÔMICA

PARECER N° 001/2021

MATÉRIA: Projeto de Lei do Legislativo nº 007/2021

EMENTA:Institui a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica no Município de Igrejinha e dá outras providências.”.

PARECER

A Comissão Especial instituída para tratar do tema Desburocratização e Liberdade Econômica recebeu e passou a analisar o Projeto de Lei do Legislativo 007/2021 quanto aos aspectos de competência, bem como quanto à tramitação da proposição.

Assim, em atendimento ao artigo 71, do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, estando, portanto, sob a responsabilidade desta Relatoria, para que seja exarado o parecer.

O projeto de lei 001/2021 que “Institui a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica no Município de Igrejinha e dá outras providências” foi analisado pela comissão juntamente com as emendas de número 011/2021 a 022/2021.
Após a análise do projeto e das emendas  a comissão optou por apresentar um substitutivo que contempla as emendas aprovadas pela comissão, bem como corrige alguns pontos necessários e erros de digitação.  

Considerando, portanto, o atendimento dos fundamentos legais, formais, regimentais e constitucionais, resolve exarar de maneira circunstanciada o Parecer FAVORÁVEL À TRAMITAÇÃO do substitutivo 006/2021.

Este é o parecer, salvo melhor juízo.

Plenário da Câmara,  16 de setembro de 2021.

Vereador DIRCEU VALDIR LINDEN JUNIOR

Presidente



Vereador WILLIAN DA SILVA PROCKSCH

Relator



Vereadora DIANA NATALI SPOHR

Secretário

Documento publicado digitalmente por ALBERTO VINICIUS PETRY em 17/09/2021 às 16:28:46. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação f86e4f29d47782876c71aa123bcdb315.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 35324.