Projeto de Lei do Legislativo N.º 015/2018 DE 26 de Março de 2018
"Institui o Dia Municipal de Prevenção à Depressão."
Proponente: Ver. Juliano Muller de Oliveira

Excelentíssimo Senhor
Vereador Neimar Luiz Parreira
Vice-Presidente da Câmara de Vereadores

Senhores Vereadores

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO

Na oportunidade em que cumprimento Vossas Senhorias, encaminho à apreciação Plenária, o Projeto de Lei do Legislativo que “Institui o Dia Municipal de Prevenção à Depressão”.

JUSTIFICATIVA:

Considerado o grande mal do século XXI, a depressão tem se tornado rapidamente uma das doenças que mais acomete e incapacita a população mundial. Órgãos de saúde de todo o globo a apontam, inclusive, como a doença que mais apresentará crescimento até o ano de 2030. E o seu tratamento equivocado, bem como a falta deste, podem causar transtornos ainda maiores, levando, em alguns casos extremos, a fatalidades. Trata-se de uma doença silenciosa, que mata! E é geralmente, depois de um desfecho fatal, que se percebe os indícios de que ela já estava instalada há tempos e, quem sabe, poderia ter sido evitada.

Com o objetivo de prevenir o avanço e o surgimento de novos casos da doença em Igrejinha, eu, vereador Juliano Müller de Oliveira (PSB), apresento um Projeto de Lei que visa destacar o 15 de maio como o “Dia Municipal de Prevenção da Depressão”.

A data escolhida, 15 de maio, precede o dia Nacional da luta Antimanicomial (18 de maio) e, embora fixada, não restringe as reflexões e propostas. Do contrário, serve de culminância de intenções conectadas com o conceito geral da saúde mental e todas as suas nuances, atravessamentos e desdobramentos, inclusive com o setembro amarelo. Sendo assim, fica salientada a necessidade de prevenção em caráter cíclico e contínuo.

São evidentes os inúmeros danos que a depressão causa ao paciente e seus impactos nas relações familiares e sociais. Decorrendo, muitas vezes, de influências externas que levam ao isolamento, além de ser potencializadora de sentimentos como medo, baixa autoestima e insegurança, a ponto de culminarem com a indução ao suicídio. Existem fatores que contribuem e/ou agravam o desenvolvimento da doença, tais como: gravidez na adolescência com risco de suicídio gestacional; bullying; violência familiar; baixo rendimento escolar, entre outros.

Outro ponto importante a ser abordado para a contextualização da data passa pela dicotomia composta pelo constrangimento ou vergonha de ser acometido pela depressão e pela percepção de dependência cômoda que o tratamento contínuo pode gerar.

A esfera nociva da depressão também se potencializa numa cidade tipicamente industrial, na qual as pessoas passam anos realizando ações repetidas numa linha de produção.  O que acaba limitando movimentos, pensamentos, ações e interações, que se não forem intelectualmente bem administrados podem culminar com patologias psicológicas crônicas e até a própria depressão.     

Devido a minha experiência como Gestor Cultural Municipal, acredito que as conexões entre Saúde, Desenvolvimento Social e Cultura podem balizar premissas fundamentais que, expressas em ações coordenadas e cooperativas oportunizadas à sociedade através do Poder Público Municipal, são ferramentas capazes de diminuir os casos de depressão.

“O Dia Municipal de Prevenção da Depressão” passa por políticas públicas de prevenção e conscientização com a indispensável participação familiar, pela geração de oportunidades e sentimento de bem-estar. E isto pode ser realizado através de palestras, caminhadas, eventos de divulgação, oficinas de arte e cultura, intervenções psicossociais e culturais e ainda serviços educativos. Todas estas medidas, adotadas com a seriedade que a situação exige, inibirão o crescimento da doença e ajudarão a reverter casos diagnosticados.

A instituição de um dia voltado a práticas preventivas e de combate à depressão há de ser uma maneira de incentivar a comunidade igrejinhense a se envolver mais com esta causa e procurar se inteirar mais sobre o tema – em muitos casos, a depressão é tratada erroneamente como uma tristeza passageira, o que pode agravar o quadro de quem sofre com a enfermidade.

Todas as atividades referentes à data ficarão a cargo das secretarias municipais de Saúde, de Desenvolvimento Social e Habitação, bem como o setor de cultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Sala de Reuniões. em 23 de março de 2018

 

 

 

Juliano Müller de Oliveira

Vereador

Bancada do PSB

   

 

Documento publicado digitalmente por NORIVAL ANTONIO DA SILVA em 23/03/2018 às 13:36:51.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação f6863ac2a15cf4122db14d0c43076754.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 3732.