Igrejinha, 04 de Abril de 2022.
Indicação N.º 362/2022Proponente: Ver. Douglas Rodrigues Percoski

Excelentíssimo Senhor
Vereador Silvestre de Oliveira Garcia
Presidente da Câmara de Vereadores

   

O Vereador DOUGLAS PERCOSKI, infra-firmado, mui respeitosamente e nos termos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado ao Executivo o que segue:

INDICAÇÃO

Em que sugere ao Executivo Municipal que estude  a possibilidade de fazer uma "CAMPANHA" de incentivo ao cultivo da "Citronela" - Cymbopogon winterianus, e ou "Crotalária" - Crotalarea juncea, como método natural de combate ao mosquito Aedes aegypti - transmissor da Dengue, mediante divulgação sobre os benefícios do cultivo e a manipulação da planta nas residências, comércios, indústrias e em terrenos baldios.

JUSTIFICATIVA:

 

Trata-se de um método natural de combate ao mosquito da dengue, que foi implantado em várias cidades como Juiz de Fora (MG), Anápolis (MS), Dourados (MS), Teresina (PI), Vitória (ES), onde demonstrou satisfatória eficácia no combate biológico ao mosquito transmissor da dengue.                  Sabe-se que a citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos.

            A ação de apenas uma planta pode atingir uma área de até 50m2 (cinqüenta metros quadrados). Por sua vez, a Crotalária atrai as libélulas, que são predadoras naturais do Aedes Aegypti – transmissor da dengue, o que pode contribuir para a diminuição da proliferação do mosquito. Ademais, a Citronela é reconhecida e utilizada em muitos lugares do mundo como repelente ecológico de moscas, mosquitos e pernilongos transmissores de febre amarela, malária e dengue.

As referidas plantas não causam danos à saúde por serem um repelente ecológico.

Documento publicado digitalmente por USUáRIO NãO ENCONTRADO em 01/04/2022 às 10:37:54.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 1b936cd2613ba3ab706d8f8200a6a92f.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 39872.

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
DOUGLAS RODRIGUES PERCOSKI:00122673093 em 01/04/2022 10:38:15