Projeto de Lei do Legislativo N.º 013/2023 DE 07 de Agosto de 2023
"Institui a Semana da Capoeira Igrejinha, no Município de Igrejinha/RS."
Proponente: Ver. Douglas Rodrigues Percoski

Excelentíssimo Senhor
Vereador Douglas Rodrigues Percoski
Presidente da Câmara de Vereadores

   

Senhores Vereadores

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO 013/2023

Na oportunidade em que cumprimento Vossas Senhorias, encaminho à apreciação Plenária, o Projeto de Lei do Legislativo, que Institui a Semana da Capoeira Igrejinha, no Município de Igrejinha/RS.

JUSTIFICATIVA:

Na segunda-feira (3) foi comemorado o Dia Nacional do Capoeirista, com a intenção de celebrar, junto com alguns capoeiristas da Cidade de Igrejinha, organizar uma programação toda especial que irá ocorrer de 02 a 09 de agosto.

Além de ser sido reconhecido como patrimônio imaterial da Cultura brasileira pela UNESCO, no ano de 2014, a capoeira também é uma das linguagens mais presentes em todas as casas de cultura. Esta iniciativa busca valorizar a oralidade e as linguagens de Matriz Africana, com o resgate destas tradições na música, na literatura, dos Mestres Griots, no jongo, na dança e no maculelê. Enfatizando os elementos tão presentes nesta arte que é sinônimo do povo brasileiro.

A capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança e cultura popular e brincadeira, desenvolvida por descendentes de escravos africanos trazidos ao Brasil, além de representar a resistência dos negros à escravidão.

 Percebe-se que a capoeira é uma ótima ferramenta para minimizar os problemas e históricos, socioculturais e melhorar a parte física e motora dos jovens.

A capoeira traz o desenvolvimento da coordenação motora do aluno (praticante) e também o torna mais motivado e ativo dentro da sala de aula, a roda de capoeira trabalha muito com a concentração, com estímulos visuais e auditivos, com isso os alunos ficam mais comportados. Sendo assim, é possível perceber o valor cultural da capoeira como arte genuinamente brasileira. Ela é uma das possíveis maneiras para envolver os jovens da Comunidade de Igrejinha, para se prevenirem do sedentarismo devido ao seu caráter de arte popular e folclórica e de alto gasto calórico.

 Diante dos altos índices de crianças e adolescentes ociosos, observamos que a capoeira seria uma alternativa para se prevenir o uso de drogas, álcool, pouca coordenação motora, falta de disciplina e falta de socialização dos jovens da comunidade de Igrejinha. Acredita-se que este projeto possa minimizar esses problemas que acarretam várias doenças crônicas como: a diabetes, a hipertensão, a obesidade, e problemas sociais e etc.

Igrejinha, 07 de agosto de 2023

 DOUGLAS PERCOSKI

VEREADOR

BANCADA DO UNIÃO BRASI

 

 

Documento publicado digitalmente por USUáRIO NãO ENCONTRADO em 07/08/2023 às 15:14:14.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 73723be5ccc95f699fc6b88b199f68bd.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 50643.

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
DOUGLAS RODRIGUES PERCOSKI:00122673093 em 07/08/2023 15:17:27